Desapego que faz a diferença! Dicas para doação de roupas

test

Quem acaba de comprar um novo apartamento tem um grande desafio pela frente: organizar guarda-roupas e armários para o momento da mudança. Neste processo, os moradores acabam identificando vários objetos que não são utilizados faz meses ou até anos, principalmente roupas e sapatos. Para estes itens, a doação acaba sendo o melhor caminho.
 

Entre as principais peças que você pode doar, estão:

  • Camisetas
  • Camisas sociais
  • Calças de diferentes tecidos
  • Calções
  • Cobertores
  • Bolsas e mochilas
  • Cachecóis
  • Jaquetas jeans e couro
  • Moletons
  • Meias
  • Tênis
  • Botas
  • Sapatos sociais
  • Sandálias e rasteirinhas
  • Chinelos
  • Pantufas

 

Neste artigo, vamos explicar como identificar quais peças podem ser doadas, como separá-las e de que forma encontrar associações e entidades que precisam de ajuda. Boa leitura!

Como selecionar peças para doação de roupas?

À medida que as temperaturas caem no inverno ou após desastres climáticos, como enchentes, o pedido de doações de roupas aumenta. Esse simples gesto de generosidade pode transformar a vida de milhares de pessoas e custa apenas algumas horas do seu tempo, criando um laço de compaixão e apoio mútuo na comunidade.
 

Mas, diante de dezenas ou até mesmo centenas de peças, como definir quais serão aceitas pelas entidades e poderão, de fato, ajudar pessoas necessitadas? A primeira dica é avaliar o estado das roupas e sapatos.

 

Avalie o estado das peças - roupas e sapatos sem manchas, rasgos ou desgaste excessivo são ideais. Pense em doar roupas que você usaria, respeitando a dignidade de quem as receberá. Além disso, procure disponibilizá-las higienizadas, principalmente casacos e jaquetas que, após alguns meses guardados, costumam acumular um cheiro forte de mofo.
 

 

Priorize peças versáteis e alinhadas à estação atual - todo tipo de roupa é bem-vindo, porém, alguns são mais adequados conforme a estação do ano. No inverno, dê preferência para casacos, agasalhos, luvas e cachecóis. No verão, calções e camisetas são os mais procurados. Verifique com antecedência junto ao lugar que você fará a doação qual é a prioridade do momento e se são aceitos outros tipos de peças.
 

Roupas íntimas podem ser doadas sim - existe um mito de que roupas íntimas não devem ser doadas. Porém, há uma grande demanda por elas, principalmente em hospitais. Com uma lavagem profunda, é possível eliminar agentes infecciosos destes itens, garantindo o bem-estar de quem receberá. Por isso, sutiãs, calcinhas, cuecas e meias podem sim ser passados para frente. Mas, aqui vale a regra anterior: somente em boas condições.
 

Acessórios também são aceitos - possui muitas bolsas, cintos ou lenços? Inclua na sua próxima doação. Pessoas que perderam tudo em um desastre, por exemplo, precisarão destes itens para o dia a dia. Existem também entidades que fazem bazares constantemente e a venda destas peças é revertida em projetos sociais e cestas básicas a quem mais necessita.
 

Roupas de camas são essenciais - além de roupas, fazer a separação de cobertores, lençóis e fronhas ajuda bastante e ainda libera um espaço importante no seu armário para a mudança.

Organize as duas doações antes de levá-las

Como mencionamos anteriormente, é sempre importante verificar junto à entidade desejada quais as necessidades atuais e de que forma elas costumam receber as doações. Algumas ONGs ou igrejas possuem voluntários que fazem a retirada diretamente na casa dos doadores. Já outras abrem em dias específicos para receber os itens.
 

Mas, como as pessoas que separam estes itens muitas vezes mexem com dezenas de peças diariamente, você pode facilitar a rotina categorizando suas doações. Em uma sacola ou caixa, identifique do que se trata e qual o gênero. Por exemplo, camisetas femininas.

Como encontrar instituições que precisam de doação de roupas?

Uma das melhores formas para encontrar quem ajudar é conversando com amigos e familiares. Veja se eles apoiam alguma ONG ou fazem parte de igrejas que mantêm projetos sociais.
 

Caso ninguém do seu círculo social tenha feito doações recentemente, utilize a internet a seu favor. Grupos no Facebook e o popular Google são bastante úteis nessa hora. Verifique também reportagens locais a respeito de voluntariado.
 

Além disso, pesquise se na sua cidade a Prefeitura mantém projetos sociais ativos. Em São Paulo, por exemplo, o Governo do Estado coordena a iniciativa Inverno Solidário. As peças arrecadadas são destinadas aos municípios e entregues para as entidades cadastradas no Fundo Social

 

Em todos os estados, incluindo SP, ainda existem os Creas (Centros de Referência Especializados de Assistência Social) que cadastram pessoas em vulnerabilidade social e podem ajudar a destinar as roupas corretamente.

 

Por fim, se você ainda tem dúvidas, há entidades conhecidas nacionalmente e que possuem pontos de coleta nas principais capitais do Brasil, como é o caso da Cruz Vermelha e do Exército da Salvação. Viu só? Possibilidades de ajudar o próximo é o que não falta!


 

Compre seu Canopus

Estamos prontos pra tirar todas as suas dúvidas. Entraremos em contato o mais rápido possível.Fale Conosco

Conheça nossos empreendimentos

Logo da Canopus
Acompanhe a Canopus nas redes sociais
Endereços

Lojas e Stands de Vendas

 

Telefones dos Escritórios

 

Escritório Belo Horizonte
R. Maria Luiza Santigo, 200
Ed. Century Tower - 23° andar 
Santa Lúcia

Escritório São Paulo
Rua Fidêncio Ramos, 302
Torre B, 6° andar, Conj. 64
Vila Olímpia

Escritório Rio de Janeiro
Av. das Américas, 3.500 - Le Monde Office  

Ed. Hong Kong 2000 - Bl 6, Grupo 501

Barra da Tijuca

Mapa do site